100

Perguntas Frequentes sobre Energia Solar

Como funcionam os painéis fotovoltaicos?

A luz, ao incidir no painel solar, é transformada em energia elétrica.
A eletricidade produzida pelos painéis está em corrente contínua, mas para ser utilizada pelos seus aparelhos elétricos tem que ser transformada em corrente alternada. É essa a função do inversor de corrente.
A energia que sai do inversor para o seu quadro elétrico é então utilizada pelos seus equipamentos.
A energia produzida em excesso pode ser enviada para a Rede Elétrica. Caso o seu sistema solar tenha baterias para acumular energia, a energia será aí armazenada para os momentos em que não há produção.

Qual é o tempo de vida útil de um painel fotovoltaico?

Os nossos painéis fotovoltaicos são altamente resistentes e estão preparados para condições climatéricas adversas, como granizo. Não exigem grande manutenção, apenas uma limpeza por ano. Têm por norma uma esperança média de vida superior a 25 anos. 

Posso ficar completamente independente dos fornecedores de eletricidade?

Sim. Depende apenas do seu perfil de consumo e da solução que escolher.

E quando não há sol?

Quando não há sol ou quando a energia produzida não é suficiente para as necessidades energéticas, há duas soluções: ou recorre à rede elétrica ou a energia armazenada em baterias.

Se mudar de casa, posso levar os painéis?

Sim, claro. Os painéis podem ser retirados e reinstalados na sua nova casa.

O que são unidades de pequena produção (UPP)?

Uma unidade de pequena produção é uma das modalidades de produção de energia solar. É basicamente um pequeno negócio de produção de energia elétrica. Toda a energia produzida é injetada na Rede e vendida.

O que é o autoconsumo?

É uma outra modalidade de produção de energia elétrica com base em energia solar. Neste caso, a energia produzida é utilizada preferencialmente no consumo elétrico das suas instalações. O excedente ou é enviado para a Rede ou armazenado em baterias.

Se produzir para autoconsumo, não posso vender a energia produzida?

Nada disso! Se quiser, pode vender ao CUR (Comercializador de Último Recurso) a energia produzida em excesso. Só precisa registar-se - coisa que podemos fazer por si. A sua remuneração será feita mediante uma tarifa definida em leilão.

Então posso sempre fazer dinheiro com a energia solar?

Bom, tudo depende do dimensionamento do seu sistema de produção de energia solar. Se o seu sistema tiver uma dimensão que lhe permita produzir energia em excesso face às suas necessidades de consumo, tem duas opções: ou injeta a energia na Rede Elétrica de Serviço Público para vender ao CUR (Comercializador de Último Recurso) a uma tarifa definida em leilão, ou, em alternativa, armazena a energia em baterias. 

Como funcionam as baterias?

 As baterias servem paa armazenar a energia produzida. 
As nossas, de tecnologia alemã, são modulares, o que significa que pode aumentar a capacidade de armazenamento à medida das suas necessidades. Têm ainda uma outra vantagem que é a reserva de emergência que pode ativar em caso de falha de energia.
Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui